João Pessoa tem se destacado, cada vez mais, como um dos mercados imobiliários promissores do país. Com uma valorização significativa, em torno de 17% nos últimos meses, segundo dados da pesquisa FipeZap do segundo semestre do último ano, a capital paraibana lidera o aumento dos preços de imóveis no Brasil.
Nesse cenário positivo, a demanda crescente por segurança, qualidade de vida e sustentabilidade impulsiona o uso de tecnologias inovadoras, tornando os imóveis da cidade mais valorizados e atraentes.
De acordo com um estudo recente realizado pelo portal Imovelweb, cerca de 65% das pessoas afirmam que a segurança é o fator principal na escolha de um imóvel, revelando a preocupação com a qualidade da infraestrutura tecnológica disponível nos empreendimentos.
Outro levantamento, feito pela incorporadora nacional Tecnisa, aponta que imóveis equipados com automação residencial e sistemas avançados de segurança chegam a valer até 20% mais do que imóveis convencionais. A pesquisa ainda indica que aproximadamente 70% dos compradores consideram a presença de tecnologias inteligentes como diferencial decisivo no momento da compra.
Em João Pessoa e região, esse movimento já é perceptível em diversos condomínios e empreendimentos. A exemplo do Jardins de Eunice Clube Residence, do Mansões Wellington Barreto e do Bosque das Orquídeas, que apresentam soluções tecnológicas avançadas para melhorar a gestão de recursos, ampliar a segurança dos moradores e gerar economias significativas, que chegam a cerca de 15% em custos operacionais relacionados à energia e à gestão hídrica.
Monitoramento remoto e sistemas inteligentes de gestão de caixas d’água têm reduzido desperdícios e aumentado significativamente a eficiência operacional nesses locais.