O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa, deu início nesta semana à IV Semana de Negócios Imobiliários, que neste ano aborda o tema “Gestão, Sustentabilidade e Estratégias de Negócios”. O evento reúne estudantes, professores e profissionais do setor imobiliário para debater tendências, desafios e práticas que impulsionam o desenvolvimento urbano sustentável.
Na palestra de abertura, o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da Paraíba (CRECI-PB), Rômulo Soares, destacou o papel do corretor de imóveis como agente essencial no crescimento das cidades. Segundo ele, o profissional vai além da intermediação de vendas e deve atuar com formação técnica, ética e responsabilidade social.
Com base em dados do IBGE, ele apontou que 87% da população brasileira vive em áreas urbanas, mas 70% das cidades ainda apresentam baixo nível de desenvolvimento sustentável. Diante desse cenário, defendeu a importância de promover investimentos responsáveis e sustentáveis no setor imobiliário.
A programação contou também com a palestra “Sustentabilidade e o papel da construção civil”, ministrada pelo engenheiro Irenaldo Quintans, representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-JP).
Ele destacou que a sustentabilidade já é um elemento essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.
Entre as práticas sustentáveis mencionadas estão o reuso e captação de água, o uso de madeiras de reflorestamento, painéis solares e isolamento térmico e acústico.
Segundo Irenaldo, até projetos do programa Minha Casa, Minha Vida já incorporam exigências ambientais crescentes da Caixa Econômica Federal.
O evento contou ainda com a presença do coordenador do curso de Negócios Imobiliários do IFPB, Robson Oliveira Lima; do diretor de Desenvolvimento do Ensino, Rafael Barros; e da delegada Amim Oliveira, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.
A IV Semana de Negócios Imobiliários segue até sexta-feira (7), com palestras, mesas-redondas e atividades voltadas à capacitação profissional e à integração entre o meio acadêmico e o mercado imobiliário.




