O mercado financeiro brasileiro inicia a última semana de janeiro de 2026 em clima de otimismo cauteloso. Com o Ibovespa alcançando a marca histórica dos 180 mil pontos e o dólar operando na casa dos R$ 5,26 , os investidores agora voltam suas atenções para Brasília e Washington.
Boletim Focus: Inflação em Queda
Divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Banco Central, o Boletim Focus trouxe boas notícias para o bolso do brasileiro. Pela terceira semana consecutiva, houve uma redução na projeção do IPCA para 2026 , que caiu de 4,02% para 4,00% . Embora ainda acima do centro da meta (3%), o movimento indica que as pressões inflacionárias estão cedendo.
A chegada da “Super Quarta”
O grande evento da semana ocorre na quarta-feira (28), quando o Copom (Brasil) e o Fed (EUA) anunciam suas decisões sobre as taxas de juros.
-
No Brasil: A expectativa majoritária é de manutenção da Selic em 15% ao ano , mas o mercado buscará nenhum comunicado de quando o ciclo de cortes poderá começar (as apostas se concentrarão em março).
-
Nos EUA: Espera-se que os juros americanos sejam mantidos entre 3,50% e 3,75% , com os olhos voltados para as falas de Jerome Powell sobre os impactos das novas políticas tarifárias de Donald Trump.
Ouro como Refúgio
Enquanto a bolsa brasileira comemora recordes impulsionados pelo capital estrangeiro, o cenário global de incertezas geopolíticas fez com que nosso ouro atingisse o patamar histórico de US$ 5.100 por uma vez . O metal precioso continua sendo o destino favorito de quem busca proteção contra a volatilidade internacional.




