Com clima de serra, um ar acolhedor e uma agenda cultural que se consolida ano após ano, Bananeiras conquista logo no primeiro contato. Situada no Brejo paraibano, a aproximadamente 130 km da capital João Pessoa, a cidade foi eleita um dos destinos mais receptivos da Paraíba, conforme aponta a 13ª edição do Traveller Review Awards, da plataforma de viagens Booking.com.
Além do turismo em crescimento, o mercado imobiliário também tem ganhado força na região do Brejo. Com uma população estimada em 25 mil pessoas, Bananeiras tem atraído cada vez mais o interesse de investidores e compradores, especialmente vindos da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Para Gustavo Galindo, sócio da Núcleo Consultoria Imobiliária, referência no segmento no Nordeste, a pandemia marcou um divisor de águas. “Era uma área promissora, mas ainda pouco explorada. Com as restrições, as pessoas passaram a buscar destinos próximos, com mais qualidade de vida. Houve um movimento de quem trocou o apartamento fechado por casas em condomínios com mais verde e ar puro”, afirma.
O desenvolvimento do setor imobiliário local aponta para um crescimento no segmento de alto padrão, com projetos que seguem exemplos de sucesso de cidades turísticas como Gramado e Campos do Jordão. “Já realizamos operações rentáveis na área e temos novas em andamento. O público hoje é mais seletivo e valoriza diferenciais e autenticidade nos empreendimentos”, comenta Gustavo.
Atualmente, Bananeiras e cidades vizinhas, como Solânea, deixaram de ser vistas apenas como destinos turísticos e passaram a ocupar espaço como novos polos de investimento. Se antes o destaque eram os lotes em condomínios fechados, agora o mercado oferece maior variedade. “Contamos com casas já construídas, flats, terrenos e até empreendimentos com apartamentos menores, novidade para a região”, detalha o sócio da Núcleo.