IA na construção: brasileiro que atuou na empresa do OpenAI relata potencial da Inteligência Artificial no mercado imobiliário

O brasileiro Magno Maciel, que integrou a equipe de pesquisa da OpenAI — empresa criadora do ChatGPT — e é cofundador da fintech Serafin, afirmou que, com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial se torna um alicerce fundamental nas grandes empresas e agora passará a ser integrada aos sistemas das companhias que atuam no mercado imobiliário. A expectativa do executivo é que a ferramenta se consolide como um pilar para a estruturação e o fortalecimento do setor.

Em painel do maior evento de gestão e tecnologia da indústria da construção civil, o Construsummit 2025, que reuniu incorporadoras e players do mercado imobiliário, o especialista observou que a inteligência artificial faz parte, cada vez mais, do cotidiano das empresas. “Estamos começando a nos acostumar com a IA e a incorporá-la no nosso dia a dia, mas ainda estamos distantes do ideal”, comentou Maciel.

A IA está se tornando um “fenômeno transacional”, como afirma o especialista.

De fato, informações divulgadas pela própria OpenAI, em meados de 2023, indicavam que 92% das empresas da Fortune 500 utilizavam seus produtos.

Apesar do avanço, Maciel ponderou que as empresas do mercado imobiliário ainda não estão aplicando a inteligência artificial de maneira realmente promissora e eficiente, já que grande parte dos profissionais só utiliza o ChatGPT como ferramenta ao final de um longo processo de desenvolvimento de projetos.

Compartilhe: